Hojo Undō
Hojo Undō
Hojo Undō é um termo japonês que significa "exercícios suplementares" ou “treino complementar”. Trata-se de um método tradicional de condicionamento físico utilizado nas escolas clássicas de budō.
É um “treinamento raiz”, precursor do que atualmente chamamos de treinamento funcional, desenvolvido muito antes da existência das academias equipadas com máquinas. O Hojo Undō consiste em exercícios auxiliares que complementam o treino marcial por meio do kigu undō — instrumentos rústicos confeccionados em madeira, pedra, ferro ou cerâmica — com o objetivo de desenvolver um o corpo mais forte, resistente e coordenado, sempre com foco na aplicação marcial, e não na estética corporal.
No âmbito da ciência do treinamento e na medicina esportiva, essa abordagem está diretamente relacionada à Lei da Especificidade, a qual afirma que, para melhorar o desempenho em determinada atividade, é necessário treinar exatamente as habilidades e capacidades exigidas por ela. Esse princípio sustenta um dos conceitos fundamentais do treinamento moderno: “a forma segue a função”, base do treinamento funcional e específico.
Sob essa perspectiva, métodos contemporâneos de treinamento, como o CrossFit®, compartilham princípios semelhantes aos do Hojo Undō. As diferenças residem principalmente na linguagem e no contexto cultural, e não nos fundamentos fisiológicos e biomecânicos que orientam o treinamento.
O Hojo Undō Zen Dojo Bearskin é o programa oficial de preparação física do Zen Dojo, realizado na Bearskin CrossFit, desenvolvido especificamente para atletas de jiu-jitsu.
Trata-se de um sistema de treinamento de força e condicionamento físico direcionado às demandas específicas do tatame, com foco na melhora do desempenho esportivo e na redução do risco de lesões.
O método integra fundamentos e exercícios oriundos de diferentes áreas do treinamento físico, tais como:
Bodybuilding funcional aplicado ao esporte;
Levantamento de Peso Olímpico (LPO);
Powerlifting;
Ginástica;
Exercícios preventivos e corretivos da fisioterapia.
Os treinos são baseados predominantemente no uso de pesos livres, elásticos (bands) e movimentos ginásticos, criando um ambiente de treinamento funcional, com alta transferência e especificidade para o jiu-jitsu.
Em substituição aos instrumentos tradicionais — ishi sashi, chi ishi, nigiri game, kongōken, tan — utilizamos kettlebells, sandbags, bats, halteres, anilhas, argolas e barras olímpicas.
Objetivos
Desenvolver força máxima e força aplicada ao gesto esportivo;
Aumentar potência e explosão;
Melhorar a resistência muscular;
Fortalecer tendões e estruturas conjuntivas;
Aprimorar coordenação, agilidade e controle corporal;
Melhorar a estabilidade articular;
Prevenir lesões;
Desenvolver um corpo funcional adequado às exigências do jiu-jitsu.
Vestimenta
Tenis de solado firme (opcinal treinar descalço);
Shorts, bermuda ou calça que não limitem movimento;
Camiseta ou regata (opcional treinar sem);
Duração:
60 min.
O Hojo Undō do Zen Dojo Bearskin ultrapassa o conceito de condicionamento físico convencional, configurando-se como um programa estruturado para formar atletas mais fortes, mais resistentes, mais eficientes e mais duráveis no tatame, combinando tradição marcial e ciência moderna do treinamento.